terça-feira, 13 de outubro de 2009

Moda a serviço da sustentabilidade

‘Costurando Sonhos’ vai gerar emprego e renda entre costureiras de Ananindeua e Portel

Inspirar-se em temas como manejo florestal, sustentabilidade e até mesmo lendas amazônicas para produzir moda e, ainda, estimular a geração de trabalho e renda entre mulheres costureiras de uma grande empresa. Com esse objetivo, alunos do quinto semestre do curso de Moda da Universidade da Amazônia (Unama), aceitaram o desafio da Cikel – uma das maiores exportadoras de madeira certificada da América Latina – e elaboraram coleções de peças com a temática ambiental.

A iniciativa da parceria entre as duas instituições foi desenhada dentro do programa de Geração de Emprego e Renda da Cikel. Nasceu, assim, o projeto “Costurando Sonhos”. O nome sugestivo remete, segundo Karen Anjos, analista de Responsabilidade Social da empresa, à ideia de, oportunizar à sonhada melhoria de qualidade de vidas das comunidades ao mesmo tempo em que, literalmente, costuram peças inspiradas na sustentabilidade ambiental, além de costurar uma parceria de sucesso entre a academia e empresa, que promove desenvolvimento social, acadêmico e profissional.

Com o mote ambiental, o “Costurando Sonhos” visa ampliar e profissionalizar a oportunidade de capacitação para as mulheres de comunidades vizinhas da empresa que, em sua maioria, são esposas ou parentes de colaboradores, bem como das que habitam às proximidades das unidades de negócios da Cikel, no bairro Coqueiro, em Ananindeua e na Vila ABC, em Portel. “Por meio dessa iniciativa, queremos proporcionar a essas mulheres a capacitação e o desenvolvimento de suas habilidades manuais na fabricação das peças que serão comercializadas e, assim, gerar aumento da renda familiar e melhorar a qualidade de vida das famílias de nossos colaboradores”, explica Karen.

Para a coordenadora do curso de moda da Unama, Edila Porto de Oliveira, a parceria também ajuda os alunos a buscar outras alternativas para pensar a moda, que vão desde resíduos de materiais que iriam para o lixo, como elementos que a própria natureza oferece, seja em forma de sementes ou nas inspirações das cores. “O mundo, a partir da familiaridade promovida pela comunicação, também trouxe a acessibilidade a muitos processos e, entre eles, está a moda”, reflete. Ela observa que essa facilidade também abandonou a ‘escravidão da moda’. “Hoje, as pessoas têm mais noção do que usam e o conforto está entre as prioridades de quem quer se vestir melhor; nesse contexto, o tema ambiental surge como elemento dessa conscientização”.

Para Aparecida Denadai, diretora de Responsabilidade Social da Cikel, a busca pelo profissionalismo estimulou a empresa a encontrar na parceria com a Unama, o caminho para dar maior aporte às atividades já desenvolvidas no que se refere à geração de emprego e renda entre funcionários e familiares. Sobre o tema ligado ao meio ambiente, ela define: “A sustentabilidade, definitivamente, está incorporada ao dia a dia das pessoas e quem não assimilar isso, não vai sobreviver no mercado”. Para ela, a moda se enquadra nessa lógica e está cada vez mais voltada a esses temas. “A percepção dos alunos de Moda da Unama reflete essa postura, pois as coleções pensadas por eles estão dentro da temática proposta; sem contar que o projeto serve para disseminar a prática social e humanitária entre os acadêmicos”, comemora.

A professora de Planejamento e Desenvolvimento de Coleções, Yorrana Maia, conta que a ideia de produzir, de fato, coleções a partir de um tema macro como o meio ambiente, despertou não só a criatividade, como também a curiosidade dos alunos sobre o assunto. “Uma das prioridades do projeto e que serve de incentivo a eles (alunos) é o fato de as coleções levarem suas assinaturas; além disso, as cinco minicoleções serão apresentadas no Fazendo Moda, que ocorre em novembro na Universidade, dentre as quais uma será escolhida para participar do evento Caixa de Criadores, que acontece em novembro, em Belém”.

Entre a contrapartida da Cikel no projeto, está a indicação das costureiras que vão dar as formas às peças criadas. Também cabe à empresa subsidiar a confecção de 05 (cinco) minicoleções, cada uma com 03 (três) peças, para a escolha da que vai participar do ‘Caixa de Criadores’, projeto que reúne marcas de moda e design paraenses, apoiado pelo Sebrae. “Após todo esse processo, a Cikel poderá utilizar as coleções em seus cursos de geração de renda, sempre indicando o nome dos criadores/designers”, informa Karen Anjos.

A Unama, por sua vez, cede o laboratório de moda para a confecção das minicoleções e da coleção vencedora e repassa as informações necessárias à confecção delas para as costureiras indicadas pela Cikel.

Temas regionais - Para Rodrigo Henriques, integrante da equipe que projetou a coleção “Caminho do vento”, inspirada no tema do manejo florestal, a proposta foi, além de pensar em peças vendáveis e básicas, os designers procuraram facilitar o trabalho das costureiras, projetando roupas fáceis de costurar. “Conforto, simplicidade e glamour estão entre nossos principais conceitos; mas, sobretudo, o respeito às comunidades onde essas peças serão confeccionadas”, destaca o jovem estilista.

Outra fonte de inspiração para os alunos foi a lenda do Curupira – famoso por ser um protetor das florestas. “A defesa do meio ambiente que o personagem remete nos incitou a pensar em peças com ênfase em bolsos e tecidos como algodão, bem como sugestões de peças tingidas”, revela a aluna Roberta Arielly.

Produto da gastronomia local, o açaí deu as linhas para outra equipe elaborar uma coleção baseada nas cores e no conceito de sustentabilidade que a iguaria possui para os paraenses, em especial para os ribeirinhos. “Tentamos encontrar um símbolo que representasse essas comunidades e encontramos o açaí”, revela a aluna Vaine Barra.

Lançamento – Cerca de vinte e três alunos do quinto semestre do Curso de Moda da Unama estão envolvidos no projeto “Costurando Sonhos”. O resultado das minicoleções serão apresentados no mês de novembro, durante o evento “Fazendo Moda”, em Belém.


TEXTO Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para Comentar:
- Todos os comentários serão moderados;
- Serão eliminados os comentários que:
1. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
2. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
3. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
Serão bloqueados os comentários que não seguirem estas regras;