segunda-feira, 7 de maio de 2012

Moda, Cultura e Globalização com Olga Garcia


Olga Garcia, concluiu o curso de Bacharelado em Moda na Universidade da Amazônia, onde apresentou o Projeto Experimental “CULTURA E GLOBALIZAÇÃO: o k-pop nas mídias sociais e suas relações com o mercado de moda”, sob orientação das professoras Rosyane Rodrigues e Yorrana Maia. Em entrevista ao Fazendo Moda, ela fala sobre a pesquisa e as perspectivas para o futuro.

Fazendo Moda - Sobre o que é o seu trabalho?
Olga Garcia -
O Projeto discute a globalização como um dos principais fatores que favorece o dialogo entre culturas. E para exemplificar este fenômeno eu utilizei o Kpop, conhecido também como Pop coreano, que envolve todos os aspectos da cultura pop como, por exemplo, música, cinema e televisão que chegam ao ocidente através da internet e influencia centenas de jovens brasileiros no vestuário, comportamento e consumo. Compreender a relação entre culturas tão distantes foi o principal objetivo do trabalho.

Fazendo Moda - Quais foram as maiores dificuldades durante o desenvolvimento do trabalho?
Olga Garcia – Por se tratar de um movimento relativamente novo no Brasil, são poucas as referências. Outra dificuldade é que a maioria dos integrantes desta tribo se concentra em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na elaboração da coleção, tive dificuldade em escolher os materiais certos para confeccionar a peça.

Fazendo Moda - Qual a sua avaliação sobre seu produto final?
Olga Garcia – Devido a alguns problemas acredito que a minha roupa não teve um bom acabamento e que os materiais utilizados não foram os mais adequados. Mas, acho que o produto tem a identidade visual do grupo coreano Big Bang, é usável e que mesmo sem a imagem dos cantores atinge os fãs. No momento estou cursando a pós-graduação e pretendo levar adiante a ideia e corrigir alguns erros que cometi anteriormente.

TEXTO Heloiza Mara, Tábita Andrade e Yago Vaz EDIÇÃO Rosyane Rodrigues

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