quarta-feira, 18 de abril de 2012

Casar jeans e sustentabilidade? A Natália tornou isso possível


Natália Dutra é recém-formada pelo curso de Bacharelado em Moda pela Universidade da Amazônia, onde apresentou o Projeto Experimental “O reaproveitamento do jeans para uma moda mais sustentável”, sob orientação dos professores Fernando Hage e Vera Dias. O trabalho discute moda e sustentabilidade a partir do reaproveitamento do jeans. Em entrevista ao Fazendo Moda, ela fala sobre as etapas de desenvolvimento do Projeto.

Fazendo Moda – Quanto tempo levou até você escolher seu tema?
Natália Dutra – Escolher o tema parece ter sido fácil, no entanto, demorei três meses pra decidir. E como a Unama propôs um tema guarda chuva Ambientes Contemporâneos – e isso está relacionado com tudo o que estamos vivendo agora, busquei relacionar isso com a moda.

Fazendo Moda – Quais suas maiores dificuldades encontradas no processo de pesquisa?
Natália Dutra – Inicialmente, como qualquer pesquisa, a maior dificuldade foi encontrar fontes seguras, principalmente, relacionada ao jeans, que diferente da sustentabilidade, é um tema bastante abordado e com ampla bibliografia. No desenvolvimento da coleção, a dificuldade foi criar diretamente no manequim, aplicando a técnica da modelagem tridimensional, pois só assim eu poderia visualizar a possibilidades de criação.

Fazendo Moda – O que você considera como maior aprendizado?
Natália Dutra – O maior aprendizado foi ter despertado a motivação de consumo de produtos de caráter sustentável e repassando isso para outras pessoas. A partir do Projeto, pude ajudar algumas pessoas queriam também reaproveitar a sua calça jeans e não sabiam como. E esse é um projeto que pretendo levar pra vida toda.

Fazendo Moda – Como você avalia o resultado de seu produto final?
Natália Dutra – O resultado obtido foi surpreendente pelo fato de que muitos esperavam um produto com um "ar de reciclagem", no entanto, foi um produto com características bem diferentes.

TEXTO Ágatha Puget, Alcidean Prado e Camila Pontes EDIÇÃO Rosyane Rodrigues IMAGENS Arquivo Pessoal



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para Comentar:
- Todos os comentários serão moderados;
- Serão eliminados os comentários que:
1. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
2. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
3. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
Serão bloqueados os comentários que não seguirem estas regras;