quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Rio São Francisco_imagem 2

O Blog deixando a sua marca no Ambiente 10 - De gota em gota se faz o mar

Rio de Janeiro, 01/2012

Rio São Francisco_imagens





As legendas para as fotos, de baixo para cima:

Ambiente 2 - O Chico morre no mar: esse lindo carmude é quem nos dá as boas-vindas. O cardume de peixes feitos de garrafa PET encantam pelo colorido. É possível passar horas buscando detalhes. Para isso, temos colchões coloridos no chão.

Ambiente 14 - O Chico e o caixeiro viajante: "na parede feita de malas antigas, fotos de Marcel Gautherot, do acervo do Instituto Moreira Salles, e vídeos produzidos pelo Projeto "Cinema no Rio São Francisco" retraram um tempo repleto de saudade".

Ambiente 8 - A voz do Chico: são esses os vestidos que pedem um abraço. E Maria Bethânia declama o poema do Drummond.

Ambiente 7 - Lambe-lambe das lendas: ilustrações de Ronaldo Fraga mostram as mais famosas lendas no universo do "Velho Chico".

TEXTO e FOTOS Rosyane Rodrigues

Rio São Francisco: a exposição que abraça

A exposição Rio São Francisco: um rio brasileiro é de tirar o fôlego. Trata-se de uma exposição que abraça e acolhe como os contadores de história. Os ambientes multimídia fazem o visitante apreciar a paisagem, ler os textos e ouvir histórias contadas por Ronaldo Fraga – no vídeo que nos recebe, por personagens que tiveram seus depoimentos gravados e pelo ator Wagner Moura, que produziu o vídeo Cidades Submersas contando os últimos dias da cidade de Rodelas (BA).

A todo o momento somos convidados a interagir. No ambiente 8 – A voz do Chico os vestidos de Ronaldo Fraga “pedem” um abraço e quando obedecemos, ouvimos Maria Bethânia declamando o poema “Águas e magoas do Rio São Francisco” de Carlos Drummond de Andrade, escrito em 1977. No ambiente 10 – De gota em gota se faz o mar uma grande lousa guarda mensagens escritas com giz colorido. O ambiente 3 – Pescaria é dedicado às crianças e cada peixe traz uma nova informação. Diversão garantida também para os adultos.

“A diversidade de costumes e crenças; a multiplicidade de raças, que vão dos índios aos negros e brancos; o encanto das lendas, que são mágicas e aos mesmo tempo assustadoras; a poesia musical das cores, tudo no Rio São Francisco encanta e impressiona”, afirma Ronaldo Fraga no folder na exposição.

Comparar o Velho Chico com os “nossos” rios – Guamá, Tapajós – é inevitável, especialmente em tempos de Belo Monte. O colorido dos ambientes encanta. As histórias emocionam. Ao descer as escadas do Palácio Gustavo de Capanema o coração transborda de emoção. Este é o tipo de passeio que faz valer o dia.

Rio de Janeiro, 01/2012.

Serviço: A exposição tem concepção geral e curadoria do estilista Ronaldo Fraga. Para outras informações, acesse aqui o site da exposição.

TEXTO e FOTOS Rosyane Rodrigues

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Moda e Carnaval



A moda e o carnaval são amigos de longa data. E na véspera da festa que vira o país de cabeça para baixo ou do lado do avesso, como bem diria o antropólogo Roberto DaMatta, o Fazendo Moda traz uma coluna com notícias que festejam essa amizade.
O que vestir
A professora Graziela Ribeiro publicou coluna no site do Senac dando dicas sobre o que usar nesses dias folia. Entre os conselhos estão: optar pelo conforto, aderir ao dress code e se jogar na festa sem medo de ser feliz. Leia mais aqui!
Plumas e paetês
Se você quiser colocar uma pitada de glamour nesse figurino, passe na Tita Maria que acabou de lançar a coleção “todasbrilha”, inspirada nos holofotes e fantasias de carnaval. Dourado, franja, plumas, correntes e paetês. Confira o editorial aqui.
Exposição
Até o dia 21 de fevereiro, você pode conferir a Exposição Moda comCiência, no Shopping Pátio Belém. Fruto da parceria entre o Shopping, o Curso de Bacharelado em Moda da Unama e o comitê Arte pela Vida, a exposição traz fantasias de carnaval feitas com preservativos.

TEXTO Rosyane Rodrigues FOTOS Edila Porto

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Retrospectiva mostra 5 anos de moda na Unama

O curso de Bacharelado em Moda inicia o ano letivo com a exposição Pensando e fazendo moda há 5 anos: uma retrospectiva. Comemorando a merecida nota 4 do MEC, a exposição traz registros de eventos, resultados de oficinas e dos projetos experimentais nota 10.

A seguir o texto da professora Marisa Mokarzel, escrito especialmente para a ocasião.

Ao Alexander McQueen, que fez moda como um pássaro inquieto em seu infinito voo.


O Curso de Moda da Universidade da Amazônia pensa e faz moda; atento a contemporaneidade discute o mundo e nele se insere, articulando os bens culturais e artísticos ao processo criativo, às possibilidades econômicas de aliar-se à pesquisa e perceber as potencialidades da região. O curso reconhece o contexto amazônico projetando-se para além dele, integrando-se ao fluxo do que não tem fronteiras. O que prevalece é a dinâmica, um inquieto pertencimento à moda e ao mundo.

Pela primeira vez alia-se a exposição ao desfile em um evento específico da universidade, do Curso de Moda, este momento coincide com o ótimo conceito dado ao curso pelo Ministério de Educação – MEC. Trata-se de um reconhecimento que atesta uma história que está sendo construída com conhecimento, pesquisa, parcerias e ações dentro e fora do meio acadêmico.

Nesta exposição formada pelos Books dos alunos concluintes do 6º semestre e pelos resultados preliminares da coleção desenvolvida em seus pré-projetos pelos alunos do 5º semestre, pode-se perceber o porquê do alto conceito atribuído ao curso. A exposição conjuga-se ao desfile que revela os looks conceituais, a articulação entre docentes e discentes que pensam, fazem moda e se reconhecem partícipes Pda vida, do universo contemporâneo.


Serviço Pensando e Fazendo Moda há 5 anos, até o dia 10 de fevereiro, no Hall de entrada do Campus Alcindo Cacela.