quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Sustentabilidade na Moda Contemporânea




Leyd Gama acaba de receber o diploma de Bacharel em Moda. A paraense de 24 anos foi aprovada com a nota máxima em seu Projeto Experimental que discutiu moda e sustentabilidade. Na entrevista abaixo, o Fazendo Moda descobre um pouco sobre como foi o caminho até a nota 10.

Fazendo Moda: O que mais você gostou/se identificou durante o curso?
Leyd Gama: Eu gostava da rotina, daquela tensão em apresentar trabalho, da satisfação em tirar uma boa nota, da insatisfação com a nota baixa, das reuniões de trabalhos – que às vezes era pretexto para colocar as conversas em dia. Eu me identifiquei muito com alguns colegas de classe os quais hoje posso chamar de amigo. E, lógico, algumas matérias foram essenciais para eu ter certeza do meu objetivo, que é ser docente.

Fazendo Moda: Sobre o que foi o seu trabalho?
Leyd Gama: Sustentabilidade na Moda Contemporânea: análise da gestão da produção da fábrica Ná Figueredo.

Fazendo moda: Quais as dificuldades enfrentadas na pesquisa do tema e na execução da coleção?
Leyd Gama: Não tive tantas dificuldades em relação à literatura, pois neste quesito estava bem amparada. Há muitas referências sobre o tema sustentabilidade. Porém, minha maior dificuldade foi em montar o painel da parte criativa, tanto que fiz a minha própria identidade visual fotografando as imagens que desejava. Outra dificuldade foi desenhar a peça conceitual. Várias idéias surgem e você quer usar todas elas, mas é preciso manter-se fiel ao seu tema.

Fazendo Moda: Quais foram os maiores aprendizados durante o processo?
Leyd Gama: Adquirir conhecimento, aperfeiçoar minha paciência e ser mais tolerante comigo mesma.

Fazendo Moda: Como você avalia o resultado final?
Leyd Gama: Muito satisfatório, dentro do meu limite, pois me esforcei muito para elaborar uma excelente pesquisa. Tive muito apoio, tanto das orientadoras, quanto familiares e namorado.

Fazendo Moda: Agora que você já está formada quais são seus projetos para o futuro?
Leyd Gama: Desde que eu entrei no curso de Bacharelado em Moda, tinha um foco, me tornar professora em Marketing na própria Unama, logo estou me preparando para uma pós-graduação e em seguida um mestrado. Assim, vou tornar possível o meu sonho.

TEXTO Auzenir Salgado, Lívia Barros, Luana Pina, Luciana Cruz EDIÇÃO Rosyane Rodrigues IMAGENS acervo de pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para Comentar:
- Todos os comentários serão moderados;
- Serão eliminados os comentários que:
1. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
2. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
3. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
Serão bloqueados os comentários que não seguirem estas regras;