sábado, 9 de abril de 2011

Um novo jeito de ser, vestir e ver o mundo


Karllana Cordovil é graduada em Moda pela UNAMA. Através de um rápido bate papo, desvendamos um pouquinho do processo de construção do seu Trabalho de Conclusão de Curso e conhecemos os anseios e as expectativas desta nova profissional de moda.

Fazendo Moda: Qual foi o tema do seu trabalho e qual era o seu objetivo?
Karllana Cordovil: "Moda e Design: um jeito de ser, um jeito de vestir". O objetivo era falar de moda como meio de comunicação a partir do corpo, da expressão.

FM: O que foi mais difícil nesse processo de pesquisa?
KC: Acho que a parte mais difícil é encontrar o tema, depois que você encontra o rendimento do trabalho depende muito do teu esforço. As coisas não caem do céu na sua mão. Tem que pesquisar, ler, procurar, observar e ir atrás de coisas novas, mesmo que elas já estejam há anos bem do seu lado.

FM: Quais foram as suas fontes de inspiração para desenvolver a coleção?
KC: Foi o mundo. A partir da pesquisa de campo com o meu público alvo, percebi que o ar da cúpula que eles respiravam era uma das partes essenciais para o desenvolvimento da coleção. Não foi de uma hora para a outra e nem foi fácil. A cada hora eu descobria uma coisa nova, mais inspirações apareciam.

FM: Que frutos você colheu com essa pesquisa?
KC: Acho que esta é a parte mais importante do trabalho. O conhecimento que adquiri com todo o estudo, e não só o dos livros, que são muito importantes, mas a maneira que passei a receber informações do mundo, a observar o que antes passava em branco.

FM: Quais são os seus planos a partir de agora?
KC: Não quero parar de estudar. Vou tentar mestrado...

FM: O mercado de moda paraense vem crescendo cada vez mais, como você se vê nesse mercado? E quais as dificuldades para quem é recém-formado?
KC: Um mercado novo é sempre difícil se você não busca experiências durante e qualificações após o curso. O produto ou serviço precisa apresentar qualidade para ser reconhecido.

FM: Você acha que a graduação em moda contribui para o desenvolvimento de habilidades e do processo criativo ou o talento aliado a um trabalho mais autoral e intuitivo é mais importante do que o título de Bacharel em Moda?
KC: Base é muito importante em qualquer área. Saber a historia, o desenvolvimento e o porquê da existência das coisas é muito importante para que haja mais firmeza e certeza sobre o que você faz. A universidade oferece isto, claro, que também conta o seu interesse em aprender cada vez mais.

TEXTO Heidy Bastos, Luana Albuquerque, Marco Normando, Saôri Tanno, Sam Tavares e Thiago Maués EDIÇÃO Rosyane Rodrigues FOTO Arquivo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para Comentar:
- Todos os comentários serão moderados;
- Serão eliminados os comentários que:
1. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
2. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
3. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
Serão bloqueados os comentários que não seguirem estas regras;