quarta-feira, 7 de abril de 2010

Bonequinha de Luxo e o pretinho básico

O filme Bonequinha de Luxo, titulo original Breakfast at Tiffany’s , foi feito em 1961, baseado no livro de Truman Capote e dirigido por Blake Edwards. Esse clássico apresenta Audrey Hepburn, que interpreta a sonhadora e delicada Holly Golightly, uma garota de programa de luxo, sustentada por um mafioso e que sonha casar com um milionário. Porém, seu destino muda quando conhece seu vizinho - o escritor Paul Varjak (George Peppard).

Holly vive de aparências. Na primeira cena do filme ela aparece em um vestido elegante, longo, preto, com colar de pérolas, salto alto, óculos, luvas pretas e maquiada em frente a loja de jóias Tiffany, dando a impressão de que é uma mulher extremamente rica e assídua compradora da loja.

A personagem é uma das primeiras que se tornou um ícone de moda através do cinema. Seu figurino foi um dos aspectos mais marcantes do filme, tendo como item principal o célebre vestido preto, assinado pelo estilista francês Hubert de Givenchy, consagrando-se um clássico da moda, o “pretinho” básico. Esse vestido foi usado pela personagem em várias ocasiões, que mesmo repetindo o figurino não pareceu menos elegante.

Nos anos 60, o padrão de beleza eram as atrizes de cinema, então, partir daí, a mulher que usa um vestido preto parecido com o de Holly sente-se elegante e sofisticada, nunca fora de moda. Esse vestido conseguiu marcar muito mais que uma personagem, marcando também o estereótipo requintado e chique, comum da época.

ARTIGO escrito por Eduarda Okajima, Ivy Guimarães, Lais Manzalli, Mariana Rocha e Moara Domingos EDIÇÃO Rosyane Rodrigues

Um comentário:

Regras para Comentar:
- Todos os comentários serão moderados;
- Serão eliminados os comentários que:
1. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
2. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
3. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
Serão bloqueados os comentários que não seguirem estas regras;