quinta-feira, 1 de abril de 2010

Georgiana Devonshire: perspicácia e requinte

O filme “A Duquesa” retrata a vida de Georgiana Spencer que se casa aos 17 anos com o Duque de Devonshire com a obrigação de gerar um varão para herdar a posição e a fortuna do pai, uma das pessoas mais ricas da Inglaterra. A Duquesa, porém, engravida de duas meninas, causando o desinteresse do Duque pelo casamento - mantido pelas aparências. Georgiana foi uma pessoa polêmica, principalmente, pelo caso amoroso tido com Charles Grey.

Apesar do filme colocar a história da Duquesa em primeiro plano, a película também retrata a sociedade britânica no séc. XVIII, era do Iluminismo, onde as características presentes eram o Barroco e o Rococó, estilo de arte onde a forma decorativa é muito ornamentada. A história mostra que, com o passar do tempo, Georgiana, além de líder política, torna-se uma referência de moda na sociedade, com seus trajes elegantes e de vanguarda, influenciados por esses períodos.

Georgiana lançava tendências, como o uso de perucas altas com penas, o que foi logo copiado por outras senhoras da corte. As mulheres aguardavam ansiosamente pelas novidades no visual que a Duquesa iria mostrar toda vez que aparecia em público, o que acabou transformando-a em uma espécie de celebridade. Nessa época, assim como na atualidade, quem tem status e aparece mais consegue influenciar as pessoas, seja em que sentido for.

ARTIGO escrito por Janice Accioli, Lucilene de Carvalho, Iam Vasconcelos, Bárbara Pereira, Renata Vilhena, Rosimeire Gomes EDIÇÃO Rosyane Rodrigues

2 comentários:

  1. Ola, será que você tem algum arquivo que relate a era georgina que seja sobre moda da epoca? caso tenha me diz. meu email: smilinguidapib@yahoo.com.br

    É para seminario na faculdade de letras.
    obrigada.
    claudia

    ResponderExcluir
  2. Eu vou assistir esse filme, minha duvida é; foi essa mulher que foi daa era ou os reis george?
    claudia

    ResponderExcluir

Regras para Comentar:
- Todos os comentários serão moderados;
- Serão eliminados os comentários que:
1. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
2. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
3. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
Serão bloqueados os comentários que não seguirem estas regras;