segunda-feira, 22 de março de 2010

O que diz a moda de rua

A moda comunica. Podemos dizer que ela propõe tendências para todos, mas também absorve tantas outras ideias, e nas ruas isso fica ainda mais claro. Ao invés das passarelas, temos as calçadas para desfiles de novidades, estilos e invenções, afinal, segundo Mary Quant, foram as ruas que inventaram a mini-saia. A moda urbana exprime estilos diversos, ela está em meio a tribos urbanas, caminhando de mãos dadas com outras influências como a música, a fotografia e a arte. É a mistura de elementos que faz a moda de rua tão interessante. Tanto que blogs de street fashion famosos como o The Sartorialist ditam tendências, entram para páginas de revistas como Vogue e viram livros.

Na última quinta-feira saímos a procura de pessoas que transmitissem esse espírito da moda-urbana e encontramos Manuela Souza, 21 anos, consultora de moda, em uma tarde típica da cidade de Belém – leia-se chuvosa. Manuela Souza afirma que não segue todas as tendências, mas que leva em consideração aquelas que combinam e comunicam o que gosta e acha interessante. Ela define seu estilo como moderno, urbano, com toque retrô e vanguardista.

O clima da cidade, também acaba interferindo no seu modo de vestir, mas é a mistura que acaba formando um estilo único. Na foto, Manuela usa blusa C&A, short da marca Element, pulseiras de metais comprados na Ná Figueredo, tênis da Nike, coleira “do meu gato que fiz de pulseira” e anéis comprados pela internet. Inventar, misturar e ousar são palavras de ordem para pessoas como Manuela, que fazem moda pelas ruas.

Com uma rápida volta pelas metrópoles podemos absorver, estudar, entender e aprender com a moda construída nas calçadas. A moda urbana faz uma transformação da moda clássica. Enquanto para muitos as roupas rasgadas, coloridas, escuras e transparentes apenas expõem um estilo subversivo, para outros a moda que veste a rua tem muito mais a dizer.

TEXTO Karllana Cordovil, Mariana Melo, Piedade Carneiro, Thais Vaz, Ysa Almeida EDIÇÃO Rosyane Rodrigues

2 comentários:

Regras para Comentar:
- Todos os comentários serão moderados;
- Serão eliminados os comentários que:
1. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
2. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
3. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
Serão bloqueados os comentários que não seguirem estas regras;