sábado, 3 de outubro de 2009

Montando sua vitrine




Edyr Moraes, consultor e produtor de moda, esteve em Belém na última semana e, a convite das alunas do 5ª semestre do curso de Moda da Unama, realizou palestra e oficina sobre vitrine. Quem participou da oficina ficou sabendo o que vai estar nas vitrines de 2010 e aprendeu como construir a imagem de um produto quando ele já está à venda, dentro da loja.

O vitrinista cria uma cenografia, ou seja, uma técnica de construção de um cenário para a imagem de um determinado produto exposto. Na vitrine o tempo de vida é curto e o cenário precisa ser mudado periodicamente. Para isso é preciso ser dinâmico, gostar muito da profissão e estar muito bem informado sobre as novidades e lançamentos de moda. “De um modo geral, é preciso estar antenado com o que acontece a sua volta, pois, tudo interfere nas decisões de compra de um consumidor”, explica Edyr Moraes.

Para o verão 2010, o que se pode esperar na vitrine é muito frescor, pois, as pessoas estão tendo a preocupação com roupas que respirem mais. E o branco é a cor que mais respira. Isso já pode ser observado em algumas coleções, como a da Ellus. “Saber como construir uma vitrine e os artifícios para chamar atenção do consumidor é muito interessante. A partir de agora, quando eu passar em frente à uma, já terei um outro olhar”, disse Juliana Boulhosa, a aluna do curso de Moda e participante da oficina.

Portanto, o que se pode esperar nas vitrines de 2010 é a cor branca, roupas leves e confortáveis, e uma grande preocupação com o meio ambiente, pois, a moda está cada vez mais envolvida nessa questão, logo, moda e natureza estão andando de mãos dadas. Quanto ao vitrinista, é preciso: criatividade, informação, entender o comportamento e o perfil do cliente, além de conhecer o produto.

Serviços: Para conhecer melhor o trabalho do Edyr pesquise no Google pelo nome do consultor. No youtube você encontra os desfiles que ele já produziu.


FOTO Livia Coimbra TEXTO Aline, Juliana Boulhosa, Keila Karina, livia Coimbra, Pedro Figueira e Rose EDIÇÃO Rosyane Rodrigues

Um comentário:

Regras para Comentar:
- Todos os comentários serão moderados;
- Serão eliminados os comentários que:
1. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
2. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
3. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
Serão bloqueados os comentários que não seguirem estas regras;