quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Identidade dos Jovens Adventistas através da Indumentária


O Blog Fazendo Moda entrevistou a antiga aluna Cynthia Cazassa, que este ano defendeu o Projeto Experimental “A Identidade dos Jovens Adventistas através da Indumentária”, sob orientação das professoras Rosyane Rodrigues e Yorrana Maia, no curso de Bacharelado em Moda da UNAMA.

Fazendo Moda – Sobre o que é o seu Projeto Experimental?
Cynthia Cazassa – O estudo abordou a identidade, mostrando a moda como forma de expressão abrangente e analisou, em particular, a identidade do vestuário dos jovens Adventistas.

Fazendo Moda – Quais foram as mais dificuldades que você encontrou durante o trabalho?
Cynthia Cazassa – O que para muitos na maioria das vezes é o mais fácil, para mim, por incrível que pareça, a escolha do tema foi uma grande barreira a ser vencida. Eu sabia sobre o que queria estudar e discutir em meu projeto, porém não conseguia explanar o assunto de forma que fosse viável para um Projeto Experimental. Só após muitas tentativas frustradas e às vésperas da entrega do pré-projeto, eu e minhas orientadoras conseguimos pensar num roteiro que fosse coerente e interligado.
Outra grande dificuldade que encontrei foi na criação da coleção. “Identidade” é um tema abrangente, se falar sobre ele é complexo, transportá-lo para o âmbito do material, das roupas, é ainda mais complicado. Imaginar formas, texturas e cores para algo tão subjetivo foi uma grande vitória da qual não me orgulho sozinha, pois nessa caminhada não teria conseguido nada sem ajuda de minhas professoras. Por fim, outra dificuldade foi o trabalho de campo. Fazer entrevistas e enquetes com mais de 150 jovens e analisar cada resposta para chegar ao conceito final do trabalho foi uma tarefa trabalhosa, mas que rendeu ótimos frutos.

Fazendo Moda – Qual foi o seu maior aprendizado nesse processo, como você avalia esse resultado?
Cynthia Cazassa – O maior aprendizado que tive foi o de assumir responsabilidades, prazos e o compromisso com a pesquisa que nunca havia experimentado. Além das responsabilidades, o projeto em si foi um grande aprendizado. Estudar sobre identidade me fez enxergar coisas, sobre mim mesma, nas quais eu nunca havia parado para pensar. No inicio, eu esperava um trabalho objetivo e descritivo sobre os jovens que eu estudaria, mas, por fim, o projeto se tornou um pouco de mim, da minha própria narrativa e hoje posso afirmar com toda a certeza que tenho um olhar e uma sensibilidade diferente e mais aguçada para ver as coisas, os lugares, as pessoas.

Fazendo Moda – O que você não faria se tivesse que passar por tal processo novamente?
Cynthia Cazassa – É difícil dizer o que eu não faria porque tudo o que eu fiz foi o caminho que me levou ao projeto. Mas acho que tentaria ouvir mais. Muitas vezes, por achar que o projeto era meu, não dei o valor adequado ao que os outros me diziam. Para mim, foi difícil aceitar que outras pessoas poderiam ter ideias interessantes para um trabalho que era meu. Foi quase no final que percebi o quanto eu estava perdendo, mas entendi a tempo de acrescentar o que precisava. É preciso saber aproveitar tudo que está ao seu redor e saber transmitir com um novo olhar, o seu olhar.

Fazendo Moda – O que você diria para quem está se preparando para a apresentação do pré projeto?
Cynthia Cazassa – Diria que a calma é a principal aliada. Quando olhamos para todo o caminho que já percorremos e vemos tudo o que ainda temos que percorrer, muitas vezes pode bater a ansiedade e o desespero, mas não deixe que estes sentimentos tomem conta de você. Fazer um roteiro com os tópicos que serão apresentados, ler o seu Projeto e fazer um resumo sobre tudo o que você pesquisou será de grande ajuda. Lembre-se sempre que o Projeto é seu e que você tem total domínio sobre ele, afinal, foi você quem o criou, o mérito é todo seu, vá em frente!

TEXTO Darlene Galvão e Iranilde Serpa EDIÇÃO Rosyane Rodrigues IMAGENS Arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para Comentar:
- Todos os comentários serão moderados;
- Serão eliminados os comentários que:
1. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
2. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
3. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
Serão bloqueados os comentários que não seguirem estas regras;