domingo, 15 de abril de 2012

O figurino de heróis e vilões


O Fazendo Moda entrevista Thais Silva, Bacharel em Moda pela Universidade da Amazônia, que defendeu o Projeto Experimental "Herói ou Vilão: O figurino como suporte para a construção do personagem", sob orientação das professoras Yorrana Maia e Rosyane Rodrigues.

Fazendo Moda – Sobre o que é o seu trabalho?
Thais Silva – Procurei relacionar quadrinho, cinema e moda. Analisei o figurino dos filmes “Batman” (Batman, 1989) e “O Cavaleiro das Trevas” (The Dark Knight, 2008), e a maneira como foi feita a construção dos personagens Batman e Coringa. Na coleção procurei demonstrar a interseção entre bem e mal representada pelo figurino e personalidade dos dois personagens.

Fazendo Moda – Quais foram as dificuldades encontradas para a realização do trabalho?
Thais Silva – Inicialmente, foi encontrar trabalhos acadêmicos que dessem suporte ao tema. Existem referências sobre quadrinho, cinema e figurino, mas encontrar algo sobre o figurino dos filmes que eu queria e, especialmente, sobre moda e super-heróis, foi algo bem complicado. Além disso, a própria confecção da peça conceito foi complexa considerando o que eu queria criar e como eu queria criar.

Fazendo Moda – E qual foi o maior aprendizado?
Thais Silva – Sobre o tema não aprendi tanto quanto pretendia, mas me surpreendi ao descobrir pequenos detalhes, os quais eu não tinha percebido quando vi os filmes pela primeira vez. Como sempre fui apaixonada pelo tema, eu mais me aprofundei do que aprendi. O aprendizado está relacionado às questões externas, mais ligadas ao processo de produção da pesquisa, como disciplina, paciência e força de vontade. Para escrever um trabalho acadêmico é preciso decifrar textos complexos, procurar incansavelmente por novas fontes, novos materiais para a peça, novas inspirações pra criar algo bom, refazer e refazer. Enfim, é um trabalho exaustivo que só amando muito o seu tema é possível concluí-lo.

Fazendo Moda – Como você avalia o produto final?
Thais Silva – Eu realmente gostei. Sempre existem detalhes a melhorar, seja na construção do texto ou da coleção, mas consegui fazer um trabalho com muita informação e uma coleção bem diferente.

Fazendo Moda – O desenvolvimento desse trabalho lhe favoreceu depois de formada? Será possível trabalhar a partir do seu Projeto?
Thais Silva – Até o momento não, mas têm muitas coisas que podem ser feitas. Algumas delas eu já até estou me preparando para trabalhar.

TEXTO Patrícia Risely, Vanessa Lima, Rivanna Lorea, Lays Lacerda EDIÇÃO Rosyane Rodrigues IMAGENS arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para Comentar:
- Todos os comentários serão moderados;
- Serão eliminados os comentários que:
1. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
2. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
3. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
Serão bloqueados os comentários que não seguirem estas regras;