domingo, 20 de novembro de 2011

Pocahontas – um encontro de dois mundos


A sinopse o filme como um romance proibido da índia norte-americana Pocahontas com o capitão inglês John Smith. Tudo tem início quando um navio parte da Inglaterra com objetivo de encontrar um "Novo Mundo", tendo entre seus tripulantes o ganancioso governador Ratcliffe, da Inglaterra, que só pensa em descobrir ouro, e o aventureiro capitão John Smith. Ao chegarem em uma terra desconhecida, John sai para explorar a região e encontra uma bela índia chamada Pocahontas. Eles se apaixonam e vivem a mais bela história de amor de todos os tempos até que o povo de Pocahontas e os ingleses entram em guerra.

Pocahontas é o encontro de dois mundos. De um lado tribos americanas que vivem em harmonia com a natureza, considerando como riqueza os alimentos que brotam da terra. Valorizam as raizes culturais e a hierarquia. Do outro lado a figura do explorador inglês, aventureiro, cuja que na ânsia de ampliar seus domínios e riquezas, subjuga povos indefesos como os índigenas.

No filme, os ingleses na ânsia de encontrar ouro nas terras indígenas passam por cima de valores como a preservação da vida. Mas antes que aconteça o confronto final, o sentimento de amor prevalece, despertando o bom senso e a harmonia entre as duas culturas.

O filme, datado de 1995, fez tanto sucesso que continua inspirando estilistas em suas criações como as franjas que aparecem em bolsas, vestidos, sapatos, maxicolares étnicos e pinturas corporais. O figurino de Pocahontas se inspira no vestuário dos índigenas americanos, no qual a cor predominante é o bege.

Pocanhontas foi o primeiro filme da Disney que não teve o “feliz para sempre". Aproxima-se da vida real, mostrando o sentimento de perda e a renúncia. Valoriza os laços afetivos e culturais, abordando o sentimento do amor como universal.

TEXTO Julieta Sinimbu, Yeda Chaves e Nazare Palheta. EDIÇÃO Rosyane Rodrigues

Fontes de pesquisa
Lila Pink
Jo Dri
Persona

Um comentário:

  1. Olá tudo bem??
    Estava passeando pelos blogs por aí e conheci o seu! Adorei!!
    Flor, tenho um blog de moda, maquiagem, decoração e fotografia e um canal de beleza que está ficando super conhecido! E acho que você adoraria conhece-los!
    O canal do Youtube é http://www.youtube.com/user/blogdareh
    Se você gostar, peço que sigas meu blog e se inscreva no meu canal do Youtube! Se vc seguir não se esqueça de me avisar com um comentário no meu blog que te sigo aqui também flor!
    Meu blog NÃO é o “Viciodemenina” (esse só sou parceira) e sim é o RE-BECAH. :)
    Beeeijooos, te espero lá no

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir

Regras para Comentar:
- Todos os comentários serão moderados;
- Serão eliminados os comentários que:
1. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
2. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
3. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
Serão bloqueados os comentários que não seguirem estas regras;