quinta-feira, 10 de novembro de 2011

As lições de Alice



Alice no País das Maravilhas se impõe pela sua beleza estética, pelas questões que levanta sobre as citadas relações humanas, pelas fraquezas e grandezas e pela necessidade da fantasia e do sonho como instrumentos do progresso pessoal.

O filme conta a história de Alice, uma menina que persegue um coelho branco de colete e relógio de bolso, até uma toca. Ela cai e chega a um lugar muito esquisito, o País das Maravilhas. Lá, ela encontra diversos animais e plantas que falam, um chapeleiro doido, um gato que pode desaparecer, animais misturados com objetos, um feriado chamado desaniversario, uma porta falante e cartas de baralho que possuem vida.

A ética do filme consiste em ser simples, veraz, sem falsos silogismos, não pretendendo ser dono da verdade, mas também ser confiante, corajoso, consciente, sem ser tolo, de que se pode sonhar mesmo que seja um pesadelo. Alice encara o ser truculento de igual para igual quando detecta alguma situação de prepotência e desrespeito, reagindo com desprendimento de ignorar regras que sustentam um sistema de opressão.

Grandes produções, quando bem feitas, fazem nascer naturalmente uma tendência ou vontade de entrar naquele universo. A história de Alice é extremamente produtiva por apresentar imagens sedutoras, lúdicas, que servem para alimentar um pouco do visual cotidiano. “Logo em seguida, as marcas jovens e abertas a novidades apresentaram em suas vitrines, produtos ligados ao filme,”. O estilo de Alice é totalmente romântico, de uma mulher extremamente feminina, com gestos suaves, com uma personalidade amistosa e firme.

Fontes de pesquisa
Look Alice (do site Polyvore). Foto: reprodução.
Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland, EUA, 2010), de Tim Burton.

TEXTO Diana Figueiredo EDIÇÃO Rosyane Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para Comentar:
- Todos os comentários serão moderados;
- Serão eliminados os comentários que:
1. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
2. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
3. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
Serão bloqueados os comentários que não seguirem estas regras;