terça-feira, 20 de setembro de 2011

Corpo e indumentária na obra de Elieni Tenório



Uma costura perfeita entre as mulheres retratadas na obra da artista plástica Elieni Tenório e o universo feminino presente nas canções de Chico Buarque. O resultado desse trabalho será apresentado por Lizy Marques no próximo dia 29, em mais uma edição do Café com Moda, evento promovido pelo curso de Bacharelado em Moda da Universidade da Amazônia.

Na palestra “Corpo e indumentária na obra de Elieni Tenório”, a convidada fará um recorte na pesquisa realizada durante o mestrado em Comunicação, Linguagem e Cultura, sob orientação da professora Mariza Mokarzel.

De acordo com Lizy Marques, a artista Elieni Tenório vem de um universo da costura, “quando era adolescente, ela utilizava as sobras do uniforme do pai para criar seus próprios vestidos. Apesar de suas criações não terem a intenção vestir, não há como negar que ela cria sua própria moda”.

Ao analisar as personagens encontradas nas obras de Tenório, a pesquisadora percebeu que havia ali uma narrativa do cotidiano: como cenário, os botecos, prostíbulos e ruas da cidade, como personagens, mulheres falando de amores, desejos e traições. “Eram situações que acontecem diariamente em nossa cidade, mas que só um olhar atento é capaz de perceber. Ao mesmo tempo, essas situações podem ser iguais em outras cidades e estão presentes nas músicas do Chico, que fazem parte das lembranças da artista”, explica Lizy.

Lizy Marques é Bacharel em Artes Visuais pela Universidade da Amazônia, atua como professora de Artes no Centro de Serviços Educacionais do Pará (Cesep) e acaba de defender a dissertação SOBRE A PELE: um estudo sobre a poética visual de Elieni Tenório.

Serviço Café com Moda

Quando: 29/09, quinta-feira, 19h
Onde: Auditório B-100, Campus Alcindo Cacela
Ingressos: R$ 5,00
Vale como Atividades Complementares

2 comentários:

Regras para Comentar:
- Todos os comentários serão moderados;
- Serão eliminados os comentários que:
1. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
2. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
3. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
Serão bloqueados os comentários que não seguirem estas regras;