quarta-feira, 25 de maio de 2011

O Exotismo


Corpos imponentes, sorrisos invejáveis e cabelos peculiares. Eis três características inconfundíveis dos afro-descendentes. Em 2009, a ausência de pessoas com esse perfil gerou um burburinho e fez nascer um acordo entre o Ministério Público Estadual e a organização do evento São Paulo Fashion Week.

Baseando-se na escassez de modelos negros nas passarelas, o Ministério Público solicitou que pelo menos 10% dos modelos contratados por desfile seja de origem indígena ou afro-descendente – uma tentativa dar visibilidade à diversidade racial brasileira em um ambiente que, a priori, tem como tradição abrigar majoritariamente pessoas caucasianas.

A moda saturada do padrão de beleza europeu encontrou nas modelos negras um caminho para a beleza exótica. A simplicidade do olhar, a postura esguia, a cabeça raspada e ainda assim feminina, as tranças perfeitamente alinhadas rente ao couro trazem um novo ar às passarelas. Apesar de polêmico, o acordo permitiu que viessem primeiros os negros, depois os índios, seguidos dos asiáticos, todos para semear o respeito entre as diferenças.

ARTIGO escrito por Nayara Lins, Anna Leonard, Thaís Silva a partir do texto “E o arianismo” de Gilberto Freyre. Leia mais em FREYRE, Gilberto. Modos de homem, modas de mulher. Rio de janeiro: Zahar, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para Comentar:
- Todos os comentários serão moderados;
- Serão eliminados os comentários que:
1. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
2. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
3. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
Serão bloqueados os comentários que não seguirem estas regras;