sábado, 17 de abril de 2010

Perfume – A história de um Assassino




O filme Perfume – A História de um Assassino, retrata uma ficção científica, adaptada por Andrew Birkin, Tom Tykwer e Bernd Eichinger, do best seller de Patrick Süskind. Onde Jean-Baptiste um homem que ainda bebê fora rejeitado pela mãe, quando cresce descobre seu verdadeiro dom, criar perfumes. Com o seu olfato apuradíssimo vai à busca do perfume perfeito que o fizesse tornar parte da sociedade e não se sentir mais rejeitado, levando-o a cometer uma série de assassinatos de belas moças, das quais a essência para sua criação. O filme se passa no século XVIII, traz marcas visíveis de seu tempo e da cultura da época nas roupas utilizadas pelos personagens.

O figurino é peça chave em um filme, pois revela a mensagem que o personagem quer deixar, ele é a essência do personagem com seus valores, estilo e humor. Podemos notar durante o filme as classes sociais de cada um pelo modo que se vestem. Como são diferentes o clero, os camponeses e os feirantes!

Tomando como exemplo dois principais personagem da história, podemos notar nitidamente a diferença de classe social através da indumentária. No personagem principal, Jean-Baptiste Grenouille (Ben Whishaw), vemos roupas rasgadas e sujas, já que se tratava de um mero aprendiz. Em contra partida vemos na roupa do burguês criador de perfumes, Giuseppe Baldini (Dustin Hoffman), o glamour que a época trazia, tendo cenas em que aparece utilizando peruca e maquiagem, coisa comum entre os homens da época.

Este filme é retrato na França no ano 1738, marcado por ausência de "liberdade, igualdade e fraternidade". Na indumentária é utilizada para marcar essa período de extrema injustiça social. O conflito social, pode ser visto no seu cenário e figurino.





ARTIGO escrito por Amanda Harumi, Bianca Moura,Gabrielle Monteiro, Marina Martins, Mauricio Fernandes e Solange Rocha EDIÇÃO Rosyane Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para Comentar:
- Todos os comentários serão moderados;
- Serão eliminados os comentários que:
1. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
2. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
3. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
Serão bloqueados os comentários que não seguirem estas regras;