segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Os saltos marcam a história, ontem, hoje e sempre



A origem dos sapatos de salto alto se perde em séculos de história. Os primeiros modelos de saltos altos foram encontrados em uma tumba do Antigo Egito e datam do ano 1000 a.C. Esses saltos, provavelmente, caracterizavam a alta posição social de quem os utilizava. O gosto por saltos altos predominou também na Grécia Antiga. Na Época Moderna, a moda européia dos saltos altos teve início com os “chopines” italianos, sandálias com plataformas de altura variando entre 15 e 42 cm. Algumas chegavam a alcançar 75 cm e as mulheres que os calçavam tinham que se apoiar em bengalas ou bastões para conseguir equilíbrio ao andar, mas nada podia impedir uma tendência da moda.

A História atribui a invenção do salto alto à Catarina de Médici. Filha de uma distinta família italiana de Florença, ela foi a Paris para se casar com Henry II. Por ser pequena, carregou na bagagem vários sapatos feitos por um artesão italiano com saltos que a deixava mais alta. A novidade virou moda na aristocracia francesa, fazendo homens e mulheres usarem durante os séculos XVII e XVIII como uma marca de privilégio social. Só os ricos e bem nascidos podiam usá-los.

Em 1800, os saltos descobriram a América, o cenário ideal para crescerem ainda mais. E o show começou nas casas suspeitas de New Orleans, que importavam garotas francesas que usavam saltos altos. O sucesso delas com os clientes foram tão grande que, em 1890, a primeira fábrica de saltos de sapatos se estabeleceu em Massachusetts. O salto alto do sapato feminino alonga a perna e contribui para a valorização dessa parte do corpo. Muitas mulheres costumam associar o uso de saltos altos, que podem chegar até 15 cm ou mais, a uma sensação de maior confiança e sensualidade. São inúmeros os modelos de saltos para sapatos inventados para homens e mulheres através dos tempos.

Salto Anabela, originado entre os anos 30 e 40, o salto começa alto no calcanhar e diminui, gradualmente, até a parte dianteira do pé, ele reaparece com grande freqüência no cenário da moda. Salto Luís XV, tipo de salto de sapato, largo na base e acinturado no meio, adotado no período do reino de Luís XV (1715-1774) na França, o mesmo apareceu no cenário da moda por diversas vezes no século XX. O salto Sabrina recebeu este nome depois de sua aparição em 1954, no filme Sabrina, onde a atriz Audrey Hepburn protagonizava a personagem. Não deve passar dos cinco centímetros de altura, deve ser fino e ter o cabedal delicado. Salto Stiletto ou salto agulha, originou-se no início dos anos 50 na Itália e, na época, era confeccionado em madeira e reforçado por uma liga metálica no interior. Nos anos 60, um plástico resistente foi o substituto escolhido para o uso do salto. O Stiletto já chegou aos 12 cm no final do século XX e início do século XXI. Salto Carrapeta, tipo de salto largo, inclinado para dentro e adaptado aos mocassins e botinhas tipo Beatles, característico dos anos 60. Esses são alguns dos saltos existentes que marcaram a História.

Para saber mais leia SABINO, Marco. Dicionário de moda. Campus, 2006 ou visite o blog Pés e Calçados Feminos

ARTIGO escrito por Janete Figueiredo, Thalita Figueiredo, Fádia Vieira, Mônica Aline, Roberta Arielly


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para Comentar:
- Todos os comentários serão moderados;
- Serão eliminados os comentários que:
1. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
2. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
3. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
Serão bloqueados os comentários que não seguirem estas regras;