quinta-feira, 24 de setembro de 2009

As bolsas KMEJA de Janaina Rosa


Ela faz parte da nova geração de estilistas da cidade. Suas bolsas, em pouco tempo, caíram no gosto da garotada. A estudante do 3° semestre do curso de Moda da Unama, Janaina Rosa, tem-se revelado um dos grandes talentos da moda paraense. Leia a entrevista abaixo e entenda por que.

Fazendo moda: Como surgiu a marca?
Janaina Rosa: Sempre gostei de marca, é necessário ter uma quando a gente produz. A minha se chama Kmeja, onde cada letra é parte da minha família. O “K”, é de Karina, minha filha mais velha, o “M” é de Marcele, minha filha menor, e do meu esposo que é Marcelo, e o J é o meu nome.

Fazendo moda: Qual o seu público alvo?
Janaina Rosa
: O meu público são os adolescentes. Tenho uma filha de 15 anos, eu sempre peço a ela para dar uma olhada naquilo que estou produzindo. Então, quando ela diz “nossa, mãe, está linda!, sei que estou no caminho certo. Meu alvo mesmo são as adolescentes, pois, elas adoram bolsas coloridas, cheias de frescurinhas, gostam de estar sempre bonitas na escola.

Fazendo moda: Você fez algum tipo de pesquisa para identificar este público-alvo?
Janaina Rosa
: Sim, por meio da minha filha. Ela sempre estava atrás de bolsas diferentes, “mãe quero bolsa de pano”. Eu comprava, mas não achava muito bonita. Então, fui procurando idéias e consegui, com a ajuda dela, fazer umas bolsas diferentes.

Fazendo moda: Em que você se inspira ou quais as referências que você usa para criar coleções?
Janaina Rosa
: As minhas inspirações são coisas simples. São motivos infantis como coração, flor, estrela, caveira. Inspiro-me também olhando na internet, o que estão usando e, principalmente, nas ruas. Eu observo detalhes em tudo, sou muito detalhista. Presto atenção, geralmente, no que as crianças gostam de desenhar. Ultimamente estou fazendo rostinho de animais, como ursos, coelhos, gatos... Faço também imagens como sapatos, docinhos, flor, estrelas, coração. Eu procuro saber o interesse dos adolescentes, o que eles mais gostam de ver numa bolsa.

Fazendo moda: Você já participou de eventos? Como foi?
Janaina Rosa
: Ainda não participei. Comecei a divulgar meus produtos, no final de julho deste ano, mas eu já tinha meu ateliê e um perfil no Orkut, onde as pessoas faziam pedidos. Na escola da minha filha os pedidos também eram freqüentes. Mas no próximo evento eu vou participar, pois concretizei a marca Kmeja este ano e, graças a Deus, ela possui muita aceitação.

Fazendo moda: Como curso tem contribuído para sua formação?
Janaina Rosa
: Nossa!Ele tem contribuído muito. Se não fosse pelo curso eu não teria idéias, subsídios para criar. O curso abriu mais a minha mente, porque qualquer pessoa pode ser criativa, mas para fazer moda, ela tem que conhecer desde a história da moda até as ferramentas como estampar, modelar. A modelagem, por exemplo, me ajuda a fazer as bolsas com perfeição. Meus moldes melhoraram muito. Eu já havia feito um curso de corte, costura e modelagem, mas foi diferente. A Unama tem profissionais ótimos, que explicam melhor, tem métodos melhores. O curso está de parabéns. Eu espero que ele melhore cada vez mais.

FOTO: Vaine Barra TEXTO: Iramy Lira, Vera Araújo, Vaine Barra, Maria Irene EDIÇÃO: Rosyane Rodrigues

4 comentários:

  1. Parabéns aos blogueiros e aos estilistas... O blog está cada dia melhor e a produção dessa galera criativa e muito competente precisa mesmo de uma vitrine como esta!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu amei essa reportagem com a estilista Janaina Rosa, afinal ela é minha irmã, parabens mana, arrazou, bjks

    ResponderExcluir
  3. adorei a reportagem,com certeza essas bolsas vão arrazar,pois são lindas,janaína esta de parabéns,um beijo,Juliana sua irmã

    ResponderExcluir

Regras para Comentar:
- Todos os comentários serão moderados;
- Serão eliminados os comentários que:
1. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
2. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
3. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
Serão bloqueados os comentários que não seguirem estas regras;