domingo, 6 de outubro de 2013

Qual é o seu estilo?


“O hábito faz o monge”, diz essa citação popular cujo significado é: nós nos denunciamos por meio do que vestimos. A roupa não é somente um mecanismo de proteção, mas também um instrumento de comunicação não verbal no qual dizemos aos outros quem somos. 

O “estilo”, na moda, pode ser um conjunto de características constantes de determinadas escolhas de vestuário que permitem uma identificação. Preppy, Tomboy, Grunge, Lady Like, hipster e Boho-Chic foram os estilos escolhidos pela professora Edila Porto, que ministra a aula de Produção de Eventos em Moda. A proposta dada à turma 6MODM1 foi descobrir de acordo com os looks produzidos por cada equipe, qual estilo cada uma estava representando, além de usar em todos os visuais uma única peça-chave do armário feminino.  

Os estilos foram sorteados e as equipes escolheram a peça-chave que poderia ser: saia lápis preta, camisa masculina branca, calça de alfaiataria preta, bermuda preta, camiseta branca, jaqueta jeans, tênis all star, scarpin preto, sapatilha preta, tubinho preto ou blazer. Todos tiveram a tarefa de pesquisar, montar os looks e apresentá-los para que as equipes identificassem o estilo que estava sendo abordando. Ao final foi feita a produção de um pequeno desfile com a maquiagem, cabelo, música e styling de acordo com cada estilo.

A seguir, o resultado dos trabalhos.

Estilo Grunge
Equipe: Ilsemara Nunes, Patrícia Neves, Paula Letícia e Lucélia Monteiro
Peça-chave: Bermuda preta

O grunge é uma mistura de punk e heavy metal surgida em meados da década de 80 em Seattle, cidade no noroeste dos Estados Unidos, quase na fronteira com o Canadá. O termo grunge - que em seu sentido original significa "sujeira" ou "imundície" em inglês – descrevia tanto o estilo visual (cabelo desgrenhado, roupas velhas e folgadas) de bandas e fãs, quanto o som saturado e distorcido das guitarras que dão o tom das músicas. 

Em 1991, quando Nevermind, segundo álbum do trio Nirvana, derrubou ninguém menos que Michael Jackson do primeiro posto das paradas americanas, abrindo a trilha para outras bandas do cenário underground de Seattle. Depois a MTV se encarregou de espalhar o estilo por todo o planeta, transformando-o em uma verdadeira febre no início dos anos 90.  




TEXTO: Verena Vieira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para Comentar:
- Todos os comentários serão moderados;
- Serão eliminados os comentários que:
1. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
2. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
3. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
Serão bloqueados os comentários que não seguirem estas regras;