segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Alinhavando talento e fé



Quando falamos no Círio de Nossa Senhora de Nazaré, os superlativos são inevitáveis. Procissão católica realizada em Belém do Pará, há mais de dois séculos, o Círio é considerado a mais bela procissão católica do Brasil e do mundo. Na procissão, alguns ícones ganham destaque especial: a berlinda, a corda, os carros e o manto. Para os fiéis, eles carregam a força do milagre.

De acordo com a história, a Virgem, quando foi encontrada por Plácido, já usava um manto. De lá para cá, a Virgem de Nazaré já usou mantos confeccionados pelas mãos carinhosas da Irmã Alexandra, da Congregação das Filhas de Sant'Ana, do Colégio Gentil Bittencourt; de devotos católicos comuns e de grandes estilistas. Confeccionar o manto é considerado uma grande honra. Para manter e reforçar essa tradição, os alunos do curso de Bacharelado em Moda apresentam novas versões do manto representativo para o Projeto “Novos mantos: alinhavando talento e fé”.

Tivemos 35 alunos e antigos alunos inscritos. A curadoria do Projeto selecionou 22 mantos para compor a exposição que poderá ser vista no hall de entrada do Campus Alcindo Cacela. O processo criativo era livre e a escolha dos materiais responsabilidade do estilista. Foram critérios de seleção: a entrega no prazo estabelecido, adequação ao molde padrão, acabamento, criatividade e adequação do material.

O público poderá votar – na urna e no blog – no seu manto favorito. O mais votado será adquirido pela Universidade e seu autor receberá um prêmio no valor de R$500,00. Vale lembrar que todos os trabalhos estão com preço de venda, ou seja, após a exposição, um deles poderá vestir a Santinha da sua casa.

Peregrine, aprecie e vote!

Serviço Exposição Novos Mantos
Local: Hall do Campus Alcindo Cacela
Período: 29 de agosto a 09 de setembro de 2011
Divulgação do autor premiado: 12 de setembro de 2011, às 18h

Texto Rosyane Rodrigues Foto Karol Khaled

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para Comentar:
- Todos os comentários serão moderados;
- Serão eliminados os comentários que:
1. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
2. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
3. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
Serão bloqueados os comentários que não seguirem estas regras;