quarta-feira, 9 de março de 2011

Primeiro lugar

Janice Accioli, recém-formada pelo curso de Bacharelado em Moda da Unama, acaba de ser aprovada em primeiro lugar no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda da Universidade de São Paulo. A proposta aprovada para a linha de pesquisa Projeto Têxtil e Moda é desdobramento dos estudos realizados no Programa de Iniciação Científica da Unama e no Projeto Experimental sobre os corantes naturais da Amazônia, sob a orientação das professoras Vera Lúcia Dias da Silva, Lucilene Lobato e Milene Coutinho. Em entrevista ao Fazendo Moda, Janice conta como foi essa história.

Fazendo ModaQual a sua proposta de pesquisa para o mestrado?
Janice: O título do projeto fala por si “Uso de Corantes Naturais no Tingimento e Estamparia de Substratos Têxteis”, ou seja, o emprego dos corantes como forma de contribuir com a sustentabilidade.

Fazendo ModaComo foi o processo de seleção do mestrado?
Janice: A seleção foi relativamente tranquila, porém bastante concorrida. O curso teve o seu início agora, o que quer dizer que quando eu terminá-lo estarei integrando a sua primeira turma. A ênfase na preparação foi a língua inglesa, idioma necessário para comprovar a proficiência, um dos requisitos necessários para o ingresso no curso. Quanto as outras fases, eu estava muito bem “entrosada” com meu projeto e algumas referências bibliográficas sobre moda.

Fazendo Moda – O curso te preparou para esse tipo de experiência?
Janice: Nunca estamos completamente preparados. Creio que a graduação em Moda teve sua parcela de contribuição junto com o meu próprio caminhar acadêmico. Durante o curso de Moda, fui bolsista de Iniciação Científica e, então, pude aplicar/transformar os resultados da pesquisa em um produto apresentado no Projeto Experimental e também encontrar o tema que me levaria ao mestrado.

Fazendo Moda – De que maneira a iniciação científica e o Projeto Experimental contribuíram para essa trajetória?
Janice: Foram fundamentais, pois, além de comprovarem o meu gosto natural pela pesquisa, essas experiências deram o suporte para comprovar a viabilidade do assunto pesquisado.

Fazendo Moda – Quais são os planos para o futuro?
Janice:
Absorver todo o conhecimento possível enquanto estiver por aqui e chegar ao doutorado, pois o ensino, além da área de criação, são as minhas paixões dentro da moda. Esses são dois projetos que pretendo concretizar, com a graça de Deus, em minha vida.


TEXTO Rosyane Rodrigues FOTOS arquivo pessoal


Um comentário:

Regras para Comentar:
- Todos os comentários serão moderados;
- Serão eliminados os comentários que:
1. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
2. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
3. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
Serão bloqueados os comentários que não seguirem estas regras;