domingo, 19 de dezembro de 2010

uma semana de grandes emoções


Se chorei ou se sorri
O importante
É que emoções eu vivi...
Roberto e Erasmo Carlos

A semana passada foi uma semana de muitas (e grandes) emoções. Por certo ficamos mais emotivas nesta época do ano, mas também é verdade que encerramos mais um semestre com muitas razões para comemorar.

De 13 a 17, como já havíamos anunciado aqui no blog, aconteceu a jornada de defesa dos Projetos Experimentais, como são chamados os TCC’s no curso de Moda. E o que vimos foi resultado de um trabalho que sempre envolve “sangue, suor e lágrimas”, afinal de contas, fazer o primeiro trabalho autoral não é tarefa fácil. Sofrem os professores-orientadores, os alunos-orientandos, os colegas de turma, amigos, pais e amores.

O sofrimento começa com a escolha do tema. Ele precisa ter relação com a temática proposta para o semestre, precisa instigar, apaixonar, mas isso ainda não é suficiente. O tema precisa ser viável, ou seja, possível de ser pesquisado. Depois começam as buscas pelas referências, as inspirações para a coleção, a construção do texto – transformar todas as leituras em um texto científico, que obedeça a todas as regras estabelecidas pela Academia – e o desenvolvimento dos croquis – e os elementos que estão ao seu redor: público-alvo, ambiência, release, cartela de cores, materiais.


Mas nem tudo são dores. As descobertas fazem os olhos brilharem: encontrar o autor que responde aos questionamentos que estão sendo feitos, decidir o material para a peça conceitual, ouvir as professoras, finalmente, dizerem que o texto/painel está bom.


Mas, felicidade mesmo, é ouvir o aluno apresentar o seu trabalho apaixonadamente, dominando todos os conceitos pesquisados, fazendo a relação entre o tema proposto, a sua pesquisa e a moda; ouvir o examinador apontar as qualidades que já conhecíamos, mas que achávamos que era “corijisse”, e quando ele nos agradece pela oportunidade de estar avaliando aquele trabalho; quando a peça conceito faz o coração transbordar. Isso tudo nos deixa orgulhosas, recompensadas e inspiradas para continuar trabalhando.

Aos que estão partindo, um abraço saudoso. Aos que estão chegando, sejam bem-vindos!


TEXTO Profa. Rosyane Rodrigues -falando por mim e pelas profas. Yorrana, Lucinha e Milene FOTO: Piquenique urbano com a turma 6MODV2A


4 comentários:

  1. Esses dois semestres que se passaram vão deixar saudades, pelo carinho que a senhora e a Yorrana tiveram com todas nós! Obrigada de coração, porque se não fosse vocês duas nada teria se concretizado! Feliz Natal e Ano Novo! Obrigaaaaaaaadaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Faço das palavras da Eduarda as minhas, muito obrigadaaaaa mesmo! Agradeço por vcs duas(Rosyane e Yorrana) por serem A minhas Orientadoras!!! foram extremamente dedicadas, atenciosas e criticas!! obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Rosy, Querida, são professores como VOCÊ, Yorrana, Lucinha, Vera, Milene e Dula (nova duplinha no PE) que, tenho certeza absoluta, fazem a diferença.
    Agradeço, de coração, toda esta parceria,
    Bj, grande, Edila Porto

    ResponderExcluir
  4. Gente, um Natal lindo para vocês e ótimas vibrações para 2011 :D
    sorte sorte sorte :***********

    ResponderExcluir

Regras para Comentar:
- Todos os comentários serão moderados;
- Serão eliminados os comentários que:
1. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
2. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
3. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
Serão bloqueados os comentários que não seguirem estas regras;