sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Você veste o que você come


Grazielli Martinelli é uma das mais novas estilistas paraenses. Recém-formada no curso de Bacharelado em Moda pela Universidade da Amazônia, em entrevista ao Blog Fazendo Moda ela fala de seus planos para o futuro e sobre os caminhos percorridos para alcançar seus objetivos. Atualmente, Grazi está focada na nova coleção e no site da marca Martinelli, que serão lançados em breve.

Fazendo Moda - Qual foi o tema do seu trabalho e qual era o seu objetivo?
Grazi Martinelli
O tema do meu trabalho foi VOCÊ VESTE O QUE VOCÊ COME: moda como instrumento formador de opinião a serviço da qualidade de vida. O objetivo foi utilizar a moda para chamar a atenção sobre uma alimentação saudável. Mostrar o poder da moda como instrumento de formação de opinião a serviço do bem-estar da sociedade e com isso transformar a visão geral de que a moda está apenas ligada a estética, tendências e futilidades, mas que pode ser usada para promover mudanças benéficas em prol não só da sociedade como do meio ambiente.

Fazendo Moda - O que foi mais difícil nesse processo de pesquisa?
Grazi Martinelli
Por ser um tema novo, não existindo praticamente nenhum referencial teórico específico sobre o assunto e pouco material sobre moda disponível nas bibliotecas locais, tive muita dificuldade em encontrar material para fundamentar minhas teorias. Pesquisei muito na internet, revistas, li muito sobre responsabilidade e design social adaptando às minhas necessidades. Na parte prática tive alguns problemas, então precisei me arriscar e praticamente dar “um tiro no escuro”.

Fazendo Moda - Quais foram as suas fontes de inspiração para desenvolver a coleção?
Grazi Martinelli
O tema da coleção, apareceu por acaso. Um dia estava vendo televisão e estavam falando sobre a longevidade do povo japonês e que isso vem de seus hábitos alimentares, então pesquisei e resolvi associar a culinária japonesa com a saúde e usar a moda como forma de influenciar as pessoas a comerem melhor e assim aumentarem sua expectativa de vida e saúde. Já a inspiração para as peças da coleção vieram dos alimentos em si, desde o formato do sushi até as cores das algas, frutas e peixes utilizados nesse tipo de culinária.

Fazendo Moda -Que frutos você colheu com essa pesquisa?
Grazi Martinelli
No fundo, Trabalho de Conclusão de Curso não é nem um bicho de sete cabeças. É necessária muita dedicação e pesquisa, é claro que tudo fica mais tranqüilo com uma boa orientação. O importante é escolher algo que você gosta, com um tema que realmente lhe interesse. Geralmente há muita pressão dos orientadores quando surgem temas como o meu, com pouco embasamento teórico disponível. Tive bastante convicção e relutei muito para não mudar meu tema e apesar de todas as dificuldades que poderiam vir a surgir que, afinal, surgiram. Mas acredito que com o trabalho pronto meu sentimento de recompensa e de dever cumprido foi muito maior do que o de quem optou por um caminho “já percorrido” e já pesquisado.

Fazendo Moda - Quais métodos você utilizou para obter o produto final?
Grazi Martinelli
O processo para chegar ao produto final seguiu da seguinte maneira: pesquisei sobre o tema, tendências, elaboração da cartela de cores e tecidos, elaboração das estampas, ficha técnica, criação da peça piloto e peça final. Isso é uma versão reduzida, mas contendo os itens mais importantes para a elaboração do produto final apresentado. Existe muita pesquisa por trás de uma coleção e muitas fontes de inspiração, acredito que seja impossível definir na totalidade tudo que usei para a criação da peça final.

Fazendo Moda - Quais são os seus planos a partir de agora?
Grazi Martinelli
De imediato pretendo seguir com meus estudos realizando uma pós-graduação e possivelmente um mestrado no exterior. Pretendo também voltar minha atenção ao meu ateliê e a marca Martinelli, que deixei de lado por causa das atribulações conferidas por este final de curso. Já coloquei em prática a elaboração do site da marca, que será lançado em breve, junto com a nova coleção.

TEXTO Carolina Dias, Fernanda Lobato e Taiuan Novaes EDIÇÃO Rosyane Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para Comentar:
- Todos os comentários serão moderados;
- Serão eliminados os comentários que:
1. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
2. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
3. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
Serão bloqueados os comentários que não seguirem estas regras;