quinta-feira, 30 de agosto de 2012



Com o tema “Origem paraense, criatividade brasileira”, a 12ª edição do Caixa de Criadores já tem data marcada para começar. Será no dia 18 de setembro, com desfile ao ar livre, em frente ao Museu do Estado do Pará. Clique aqui e leia mais.

Fonte: Caixa de Criadores

domingo, 26 de agosto de 2012



Outras imagens do Faces da Moda (sentido horário): platéia na palestra de abertura, workshop no Lab de Moda, "transmissão" em tempo real pelo Twitter (Rafaela Boff),  professora Mariana Rocha.

FOTOS Camila Pontes.

"Vá construindo seu futuro", entrevista com Mariana Rocha



Mariana Rocha, professora da Faculdade Santa Marcelina (SP), esteve em Belém semana passada participando do evento "Faces da Moda: encontro de saberes e fazeres". Além de apresentar o resultado da sua dissertação de mestrado “Ruas, passagens, passarelas. Charles Baudelaire, Walter Benjamin e os lugares da moda”, Mariana também realizou workshop para participantes do evento. No intervalo entre as atividades, a professora concedeu entrevista para o Fazendo Moda.

Fazendo Moda – Por que ainda é difícil dar um “status científico” para as pesquisas que envolvem moda?
Mariana Rocha –
Basicamente, porque tem pouca publicação sobre moda com valor científico. Temos muita coisa de Filosofia, Psicologia, Estética, Comunicação, Semiótica, mas de moda mesmo são poucas. O que percebemos é que os acadêmicos estão começando a falar sobre moda, entretanto a metodologia para embasar essas pesquisas ainda são poucas. Por exemplo, utilizo Charles Baudelaire que é um poeta e Walter Benjamin, um filósofo que fala sobre moda, e também Gilles Lipovétsky , que é filósofo interessado em moda.

Fazendo Moda – Será que falta interesse dos próprios estudantes de moda em desenvolver pesquisas?
Mariana Rocha –
Tenho uma opinião controversa sobre esse assunto e não sei se as pessoas vão gostar. O fazer moda, a criação, o estilismo não tem a ver necessariamente com o racional, o linear, o lógico, que necessita o trabalho científico. Nem sempre o estilista conseguirá explicar porque fez aquilo. Assim como na arte, muitos artistas não conseguem explicar a obra. Trata-se de outra linguagem e ao explicar perde a magia, como a história da mosca azul: o poeta fica olhando a mosca azul, admirando  e diz “nossa, que demais! Quero entender essa mosca azul”, então ele mata a mosca, que vira uma gosma. Ou seja, na medida em que algumas coisas são explicadas, o pensamento organizado racionalmente se perde, rompe, foge. A expressão é particular, é de cada um e uma coisa não está necessariamente ligada à outra. O desafio para os professores e para os alunos é tentar unir as expressões. Existe uma tentativa de moda como um campo de pensamento que é sensacional, mas não necessariamente uma pessoa que está pensando moda, inteligente e perspicaz são criadores de moda e vice e versa.

Fazendo Moda – Os cursos de moda estão se multiplicando nos últimos anos. Na sua avaliação, o Brasil tem mercado para absorver essa mão-de-obra?
Mariana Rocha –
Há alguns anos, em São Paulo, percebo ótimos profissionais sem trabalho, principalmente na área do estilismo. Sinto que o mercado está se esgotando e um dos motivos é a visão do empresário brasileiro que não quer contratar, não acredita muito no processo criativo, prefere copiar ao invés de ter um departamento de pesquisa e criação. Na medida em que o mercado se profissionalizar em relação à criação, esses profissionais serão absorvidos. Hoje, as universidades preparam o aluno, que sai com conteúdo, gabaritado, mas sem mercado. A economia brasileira é difícil para os pequenos empreendedores, há dificuldades para quem quer abrir o próprio negócio. Enfim, moda não é um mercado fácil, mas existe um desejo muito grande da juventude de trabalhar com essa linguagem e espero que consigamos trazer à moda a importância criativa que ela pode ter no Brasil.

Fazendo Moda – Não se pode sair da faculdade sem ter lido...?
Mariana Rocha –
São vários livros fundamentais, mas o Gilles Lipovétsky é fundamental e “O império do efêmero" é um clássico de todas as bibliografias de moda. Agora tem um livro que é menos comentado e é simplesmente maravilhoso, “O espírito das roupas ” (LINK 7), da Gilda de Melo e Souza,  que fala de moda de uma maneira muito interessante no aspecto sociológico, estético e artístico através da literatura, da fotografia de época e com perspicácia de análise muito interessante. É um texto gostoso e agradável de ler, muito bem escrito, é primoroso. Foi o primeiro trabalho aceito pela academia e foi defendido como tese de mestrado na USP, em 1950. Um livro brasileiro, escrito por uma mulher nos anos 50 e ainda tem muito valor para entender e analisar a moda hoje.

Fazendo Moda – Com a sua experiência, que conselho você daria para quem está chegando ao mercado?
Mariana Rocha
– O aluno entra muito imaturo na universidade, muito cru, sem saber o que fazer, sem ter uma perspectiva profissional de ter um ideal. Então:
1)    Entender um pouco o que é o mercado e as oportunidades que ele oferece é fundamental.
2)    Quase todo mundo quer ser estilista, fato, mas não tem emprego para todo mundo. Se adapte ao mercado, pois o contrário dificilmente ocorrerá.
3)    Caso não tenha condições de ter o seu próprio negócio, vá em busca de outras áreas, procure na estamparia, na moda casa, na decoração, em eventos, na comunicação, na internet. Busque oportunidades que estão fora da indústria. É preciso entender o que tem na sua cidade e no entorno.
4)    Por exemplo, se você é um criador com marca própria e não tem meios de ter seu próprio negócio, trabalhe algum tempo em outra coisa para ganhar seu dinheiro e ir fazendo um pé de meia, ali certamente você irá adquirir experiência. Se for vendedor de loja, analise como a empresa funciona, estoque, reposição, gerência, valores, como o cliente se sente em relação a roupa , ao atendimento.
5)    Em Belém tem uma ótima iniciativa que é o Caixa de Criadores, onde várias marcas de novos criadores estão se apoiando e desenvolvendo trabalhos inovadores. Veja as oportunidades de uma maneira realista, faça planos, vá atrás do seu sonho, mas faça um planejamento, pense nisso em anos, cinco anos, dez anos. Dê tempo para o seu sonho, encare com realismo as suas capacidades, aquilo que você sabe fazer, o que quer fazer e tente equacionar todas elas num planejamento para o futuro. Talvez agora não seja hora de você satisfazê-lo 100%. Vá construindo seu futuro.

TEXTO Rafaela Boff EDIÇÃO Rosyane Rodrigues FOTOGRAFIA Camila Pontes

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Selecionados para Banco Fashion CasaCor Pará


Aqui estão os 12 trabalhos selecionados pela curadoria da Casa Cor Pará. Os autores devem providenciar o material indicado e participar do workshop com Carlos Cantarino nos dias 27, 28 e 29, das 15h às 17h, no Espaço da Galeria de Arte Graça Landeira, UNAMA,Campus Alcindo Cacela. O Concurso Banco Fashion é uma parceria entre a Tramontina e a Casa Cor Pará.

1_BANCO LUMINÁRIA // Amanda Dias
Material – canos e tecido
Providenciar – canos cortados, mostruário de cores e mostruário de tecidos
Trabalho – definir tecidos, cores e ver viabilidade de luminária

2_BANCO JEANS // Verena Vieira Rodrigues
Material – Jeans
Providenciar – calças jeans diversas
Trabalho – montar uma capa com os diversos jeans

3_BANCO AMARELO(MANI POI) // Alenize Mota Silva
Material – palha e botões
Providenciar – mostruário de palha e botões e mostruário de tintas
Trabalho – definir palha , botões e cores .

4_BANCO PIRARUCU // Benedito Miranda
Material – couro de pirarucu
             - lona/ couro de pirarucu
Providenciar – amostra de lona e do couro, definir como vai ser o encosto e o assento, retirar os apoios laterais

5_BANCO PÉTALAS(METAMORFOSE) // Marcela Araujo
Material – pétalas desidratadas
Providenciar – pétalas e folhas desidratadas
Avaliar – a colocação ou não dos vasos

6_BANCO CARRETÉIS // Vanessa de Lima da Silva
Material – tecido preto e fios coloridos
Providenciar – carretéis de fios coloridos e tecido preto
Trabalho – Anular arames e manequins, utilizar apenas fios coloridos para a customização do banco .

7_BANCO COLAGENS // Layz da Rocha Lacerda
Material – fotos e recortes
Providenciar – fotos e recortes
Trabalho – montar colagem / definir colagem
Propor – porta revista acoplado, com revistas

8_BANCO CD(MUSICAL) // Rayssa von Paumgartten
Material – Cds e tinta
Providenciar – cds , tinta e mostruário de cores .
Avaliar – maneira de aplicação dos CDs

9_BANCO CORDA // Camila Castro
Material – corda
Providenciar – corda
Avaliar – maneira de revestimento e desenvolver tramas com a corda .
Referencia – cadeira vermelha irmãos Campana

10_BANCO GOLA // Maria Luiza Cardozo Pontes, Viviane Nazare Miranda do Espírito Santo
Material – tecido preto
Providenciar – material para molde
Avaliar – maneira de vestir, cor do banco, botão grande

11_BANCO BELLE EPOQUE // Ana Laura Bahia Queiroz
Providenciar – amostra de grama sintética e flores artificiais
Avaliar – Belle Epoque ou jardim

12_BANCO IMPRESSO // Layse Almada de Toledo
Providenciar – proposta de imagem para impressão
Avaliar – trabalhar imagem para impressão e definir material a ser impresso .
 
Com informações da Casa Cor Pará

sexta-feira, 17 de agosto de 2012