quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Feliz 2011


Receita de Ano Novo - Carlos Drummond Andrade

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens? passa telegramas?)


Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.


Obrigada aos que nos acompanham, aos que nos visitam e fazem deste espaço uma janela para grandes encontros. Especialmente aos meus alunos que tornaram o blog possível. O poema no Drummond é um presente (é um dos meus favoritos!) com o desejo de grandes realizações em 2011. Vamos entrar de recesso para buscar novas inspirações.

Abraços em todos, Rosyane

domingo, 19 de dezembro de 2010

uma semana de grandes emoções


Se chorei ou se sorri
O importante
É que emoções eu vivi...
Roberto e Erasmo Carlos

A semana passada foi uma semana de muitas (e grandes) emoções. Por certo ficamos mais emotivas nesta época do ano, mas também é verdade que encerramos mais um semestre com muitas razões para comemorar.

De 13 a 17, como já havíamos anunciado aqui no blog, aconteceu a jornada de defesa dos Projetos Experimentais, como são chamados os TCC’s no curso de Moda. E o que vimos foi resultado de um trabalho que sempre envolve “sangue, suor e lágrimas”, afinal de contas, fazer o primeiro trabalho autoral não é tarefa fácil. Sofrem os professores-orientadores, os alunos-orientandos, os colegas de turma, amigos, pais e amores.

O sofrimento começa com a escolha do tema. Ele precisa ter relação com a temática proposta para o semestre, precisa instigar, apaixonar, mas isso ainda não é suficiente. O tema precisa ser viável, ou seja, possível de ser pesquisado. Depois começam as buscas pelas referências, as inspirações para a coleção, a construção do texto – transformar todas as leituras em um texto científico, que obedeça a todas as regras estabelecidas pela Academia – e o desenvolvimento dos croquis – e os elementos que estão ao seu redor: público-alvo, ambiência, release, cartela de cores, materiais.


Mas nem tudo são dores. As descobertas fazem os olhos brilharem: encontrar o autor que responde aos questionamentos que estão sendo feitos, decidir o material para a peça conceitual, ouvir as professoras, finalmente, dizerem que o texto/painel está bom.


Mas, felicidade mesmo, é ouvir o aluno apresentar o seu trabalho apaixonadamente, dominando todos os conceitos pesquisados, fazendo a relação entre o tema proposto, a sua pesquisa e a moda; ouvir o examinador apontar as qualidades que já conhecíamos, mas que achávamos que era “corijisse”, e quando ele nos agradece pela oportunidade de estar avaliando aquele trabalho; quando a peça conceito faz o coração transbordar. Isso tudo nos deixa orgulhosas, recompensadas e inspiradas para continuar trabalhando.

Aos que estão partindo, um abraço saudoso. Aos que estão chegando, sejam bem-vindos!


TEXTO Profa. Rosyane Rodrigues -falando por mim e pelas profas. Yorrana, Lucinha e Milene FOTO: Piquenique urbano com a turma 6MODV2A


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Jum Nakao novamente em Belém


O curso de Bacharelado em Moda da Unama encerra o semestre com o II Workshop de Moulagem com o estilista Jum Nakao. Serão ofertados dois módulos: Módulo I - de 20 e 21 de dezembro de 2010 e Módulo II - de 22 e 23 de dezembro de 2010. O workshop acontecerá no Laboratório do curso de Moda, no Campus Alcindo Cacela, das 8h às 12h e 14h às 18h. O investimento é de R$ 600,00 (cada módulo).

Inscrições e informações: Unama Alcindo Cacela - Setor SUPEX bloco A, 2º andar
8h às 12h e 14h às 20h (segunda a sexta-feira) ou pelos telefones 4009-3118/ 4009-3122/4009-3176 e e-mails moda@unama.br/pap@unama.br

sábado, 11 de dezembro de 2010

Defesas de Projetos Experimentais

De 13 a 17 de dezembro, os alunos do 6º semestre do curso de Bacharelado em Moda da Unama estarão apresentando seus projetos experimentais. Os trabalhos têm como ponto de partida o tema guarda-chuva Brasilidade. A partir daqui, cada aluno buscou seu próprio tema e desenvolveu a pesquisa, que por sua vez inspirou a coleção.

Durante uma semana serão apresentados 27 trabalhos individuais. Cidades velhas, Di Cavalcante, música brasileira, José de Alencar, arte marajoara, festa junina, lendas urbanas, gastronomia, telenovela, sustentabilidade, Zé do Caixão, desfiles performáticos, tatuagem, Irmãos Campana, fetiche, luxo e estilo são algumas das fontes de inspiração.


A programação completa está no Portal da Unama, indicando o autor, dia, horário e local da defesa. As apresentações são públicas e estão todos convidados.

Quem foi ao desfile de abertura da 10ª edição do Mercado de Moda Caixa de Criadores pôde conferir alguns trabalhos "nota 10" das turmas anteriores. Se você não estava presente, pode ver no post do Ideias Vestíveis.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Alunos de Moda no Caixa

Do backstage à passarela
Os alunos do curso de Bacharelado em Moda da Unama irão “invadir” a 10ª edição do Mercado de Moda Caixa de Criadores. 24 alunos estarão backstage do desfile de lançamento e na passarela onze antigos alunos, concluintes de 2009 e 2010, apresentarão as coleções elaboradas para o Projeto Experimental, como é chamado do Trabalho de Conclusão de Curso em Moda. É a oportunidade de ver de perto alguns dos trabalhos “nota 10” do curso.

Responsabilidade Social
A equipe Veias, composta pelos alunos Elaine Lima, Eider d’Paula e Madalena Meira, foi a vencedora da 3ª edição do concurso Costurando Sonhos, promovido pela parceria Unama/Cikel, sob a coordenação da professora Yorrana Maia. A coleção, inspirada na Belle Époque, será apresentada hoje no desfile de lançamento da 10ª edição do Mercado de Moda Caixa de Criadores.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Casa 252 marca presença no Caixa


A Casa 252 marcará presença na 10ª edição do Mercado de Moda Caixa de Criadores, trazendo, em um único espaço, as coleções das marcas Cadi, Hello Punk, Mi Madre!, Yemara e Yorrana Maia. No estande, roupas femininas e masculinas, bolsas, acessórios e sapatos, além de produtos de perfumaria, ambiência e relaxamento da Avatim.

Data: 05 a 09 de dezembro
Local: Estação das Docas
Hora: 14h às 24h

Quer saber mais? visite os blogs do Caixa e da Casa